Design de logos para principiantes, um curso de Migue Martí
Já são quatro dias dentro de 2023, e eu ainda sinto a sensação de que 2022 se arrasta dentro de mim. Um pouco perdida, um pouco presa, um pouco sobrecarregada por mim mesma. Uma das minhas proposições de ano novo foi de que eu realmente iria colocar vários dos meus planos secretos em prática. Não, não são secretos por serem ilegais: somente são secretos pelo fato de me faltar autoconfiança o suficiente pra que eles sejam expostos ao mundo. Uma dessas problematizações que eu impus a mim mesma foi o design do meu próprio logotipo, algo que me representaria de maneira geral em todos os aspectos que envolvem a criação gráfica. Há vários meses tento chegar em uma idealização que me pareça adequada frente ao mercado, algo que me destaque mas que não seja categoricamente fora do padrão, e algo que ainda sim seja... eu.
Tem sido uma jornada complicada, de fato. Por esse justo motivo, decidi que iria iniciar um curso que envolvesse a temática que tanto me causa dor de cabeça, simplesmente pelo fato de que eu não consigo encontrar algo que represente a mim mesma tão bem. A minha esperança é de que, ao final desse curso, eu tenha conseguido expandir meus horizontes em relação à minha própria marca, e tenha conseguido COM MUITA FÉ tirado a minha própria branding do papel. Aliás, nem no papel eu consegui fazer. Os sentimentos autodepreciativos vêm com toda a força. Haha!
Para transpassar essa jornada árdua, escolhi um curso da plataforma Domestika, a qual tenho a assinatura Plus e, sem pensar muito, comecei a assistir as aulas. Abaixo, deixo registradas as minhas impressões e o famoso review do curso. Ao longo do tempo, essa postagem será atualizada com o progresso datado da finalização do curso. Acompanhemos juntos. ❤️
Introdução
No tópico introdutório, Migue Martí inicia sua fala contando um pouco de sua história com o ramo do design de maneira geral, e é bem interessante a forma como o universo do design de logotipos foi inserido na vida dele desde muito cedo: ele conta que assistia TV quando criança e já se sentia atraído a observar as marcas de cereais matinais e suas características. Ao longo dos anos, e desde que ele descobriu que o design gráfico e o design de logotipos era uma profissão, ele nunca abandonou a ideia de que era aquilo que ele gostaria de fazer para o resto da vida. Ele conta dos concursos de logotipos que participou e que ganhou, e que foram seu primeiro retorno financeiro significativo. Uma das falas mais marcantes nessa jornada inicial que ele descreve, para mim, foi o memomento em que ele descreve que passou por um período muito chato de bloqueio criativo, onde ele sentia medo da folha em branco. As pessoas diziam a ele que ele estava preocupado demais com a estética, e menos com o conceito. Que a partir do momento em que ele virou essa chave, tudo começou a fluir muito melhor. Essa fala está martelando na minha cabeça até agora, porque eu também sinto esse tipo de bloqueio, e a partir desse depoimento eu provavelmente comece a encarar a minha própria folha em branco de uma forma diferente, talvez.
Ao final dessa seção, encontrei algumas coisas interessantes a que venho registrar. A recomendação é de visitas diárias!
- Spin: um dos estúdios mais recomendados pelo autor do curso.
- Designinspiration: funciona como um Pinterest, só que mais filtrado. O autor usa como parada obrigatória antes de desenhar.
- Brandnew: um dos melhores lugares para se manter atualizado sobre o design de marcas e logotipos.
- Brandemia: mais um dos sites de referência sobre branding e design de marca.
- Studiomut: um dos estúdios que o autor mais gosta.
- Awwwards: neste site, os melhores sites são premiados diariamente. 100% recomendado não só pelo conteúdo web, mas pelo alto nível de design.
- WOW-WEB: blog sobre web design. Tem um conteúdo muito claro, com projetos de alto nível. Muito interessante ver referências estéticas e logotipos aplicados na web.







Nenhum comentário