☰ MENU

Novidades

Conheça Sandman, a aclamada HQ de Neil Gaiman

Fonte: Vertigo

Com 2023 chegando, quem é que não faz planos, não é mesmo? Todo mundo imagina uma repaginação total da vida, um tal de glow up, um monte de planos sendo finalmente tirados do papel, e todas aquelas leituras acumuladas (no meu caso) sendo marcadas como "Lendo" em vez de "Vou Ler". Esse é um comportamento clássico que vem me perseguindo já faz algum tempo, mas, cá entre nós, eu até que já consegui melhorar um pouquinho nesse quesito em 2022. A tendência é amplificar essa ideia em 2023 e finalmente consumir todo o material literário que eu me propor a consumir, sem desculpas, com constância, pelo amor de deus.
A começar por uma das leituras que eu mais tenho vontade de acompanhar: Sandman! Eu já comecei a leitura há um certo tempo, não vou negar, e acredito que tenha lido alguns bons capítulos, mas parei por questões de trabalho e vida corrida de maneira geral. Como eu acredito que essa obra seja boa e digna de uma nova tentativa, vou reler tudo do começo, observando novas nuances do que já vi e preparada para o desenrolar da história a que só tive uma breve introdução. Vamos ver do que se trata?


Sandman e os perpétuos
Sandman, do escritor Neil Gaiman, é um dos quadrinhos mais aclamados de todos os tempos. A série original contou com 75 edições entre 1989 e 1996, cada uma com cerca de 24 páginas, e se tornou um clássico das HQs. As histórias foram lançadas pelo selo Vertigo, destinado a um público mais adulto da DC Comics, e realmente faz jus à sua classificação indicativa: é importante se ater ao fato de que a obra contém (assim como eu já, infelizmente, me deparei) com temáticas delicadas como estupro e violência animal. Nos poucos capítulos que já li, tive a sensação que a visceralidade da narrativa é algo que remete muito à natureza humana e aos seus instintos de maneira geral, então ficamos submetidos a uma sensação de lidar com um inesperado que pode nos fazer sentir ligeiramente desconfortáveis. Para mim, por exemplo, a questão da violência animal (que, AMÉM, apareceu com bastante sutileza na série cinematográfica adaptada pela Netflix) me foi bastante delicada. Ao me deparar com esse capítulo dentre os poucos que li do primeiro volume, me senti deveras afetada e cheguei a pular as ilustrações. É um risco a se correr ao longo dos próximos volumes.
Por falar em volumes, conforme já mencionei anteriormente, essa série de HQs se divide em 75 edições, com 13 arcos em sua totalidade, que contam a história dos Perpétuos (ou Endless, no original). Além de irmãos, eles são seres poderosos, e cada um controla um poder ou aspecto do universo. Eles são Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Cada um deles é uma manifestação antropomorfizada, ou seja, são entidades com um aspecto humano que controlam seus respectivos reinos. Sem eles, o destino da humanidade é o seu fim: cada um tem um papel vital para manter o equilíbrio da vida humana.

"Os Perpétuos são uma família pouco convencional de sete irmãos. Em suas formas mais comuns, todos têm a pele branca (apesar de Destruição, Delírio e Destino serem bem menos pálidos que os outros) e a maioria tem cabelos negros, mas as aparências e personalidades variam bastante. Eles têm algum controle sobre os conceitos que representam mas, da mesma forma que os deuses retratados em Sandman, também são modelados a partir de expectativas e crenças subconscientes dos seres conscientes. Em particular, a aparência de Sonho varia bastante, conforme o observador."
Fonte: Wikipedia
Os Perpétuos são como as representações das forças da natureza: eles não apenas representam aquilo que os nomeia, como também controlam estes reinos, onde eles possuem soberania absoluta. Em cada um desses reinos, há uma galeria com um sigilo ou símbolos dos demais Perpétuos. Ao longo da história, eles vão sendo apresentados a nós através dos olhos de Morpheus, o personagem principal, e Senhor dos Sonhos.



O início da história
A narrativa se inicia com o personagem Morpheus, o Senhor dos Sonhos, libertando-se de seu enclausuramento. Ele foi aprisionado por engano por um grupo de humanos praticantes de magia com seus objetivos obscuros, que tinham a intenção de aprisionar um outro Perpétuo. Com a sua captura, toda a vida humana sofre com as graves consequências do desequilíbrio do reino do Sonhar, incluindo, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial. A HQ ilustra essa devastação na humanidade, inclusive, com histórias individuais e cenas ao redor do mundo (como um rapaz que não consegue mais dormir e enlouquece, ou uma moça que cai em um sono profundo por décadas e é estuprada nesse período) que, ao final, se conectam para dar continuidade à história principal. É divertido ver como as pontas soltas ao redor da história se reúnem ao centro da narrativa; pelo menos até o ponto em que parei a leitura, pude observar que as conexões entre as histórias paralelas são bem diversificadas e contribuem para um desenrolar grandioso.
Morpheus consegue se libertar de sua prisão, e agora tem de lidar com as consequências de seu longo período de isolamento, que não foram poucas. Seus três itens preciosos estão perdidos e espalhados pelo mundo, ou até mesmo em outras localizações, como o próprio Inferno. Ele precisa percorrer distâncias e mundos para recuperá-los, e não surpreendentemente eles estão sendo usados para propósitos profanos que repercutem negativamente no mundo humano.


Os 13 arcos de Sandman
Ao longo das publicações, nós vamos conhecendo não apenas os outros Perpétuos, como também personagens fortes e bem construídos que contribuem enormemente para o progresso da história. Os arcos podem ser lidos da seguinte forma:
  • Sandman: Prelúdios e Noturnos (volumes 01 a 08)
  • Sandman: A Casa de Bonecas (volumes 09 a 16)
  • Sandman: Terra dos Sonhos (volumes 17 a 20)
  • Sandman: Estação das Brumas (volumes 21 a 28)
  • Sandman: Espelhos Distantes (volumes 29 a 31 e 50)
  • Sandman: Um Jogo de Você (volumes 32 a 37)
  • Sandman: Convergência (volumes 38 a 40)
  • Sandman: Vidas Breves (volumes 41 a 49)
  • Sandman: Fim dos Mundos (volumes 51 a 56)
  • Sandman: Entes Queridos (volumes 57 a 69)
  • Sandman: Despertar (volumes 70 a 73)
  • Sandman: Exílio (volume 74)
  • Sandman: A Tempestade (volume 75)


expansões do universo
Depois de conhecer a história base em seus 75 volumes, ainda é possível explorar o universo de Sandman através das obras paralelas, publicadas em território nacional. Alguns desses spin-offs foram feito por Neil Gaiman, o autor original da série. A maioria, porém, foram feitos por outros autores. Para acessar os títulos dessas publicações, confira abaixo o link no final da postagem. As obras podem ser lidas sem nenhuma ordem em específico, então a diversão está garantida de qualquer forma. Leia sem pressa, apreciando as ilustrações (que são uma primorosidade por si só) e tentando descobrir todas as referências espalhadas pela obra.



Leituras externas recomendadas
  • Fragmentos que explicam as referências de Sandman, quadro a quadro: Link
  • Fonte alternativa de referências de Sandman, quadro a quadro: Link
  • Lista de histórias derivadas de Sandman: Link

Nenhum comentário

sample87
profile-sample4 Maria LuizaFisioterapeuta ∣ Tradutora/Revisora ∣ Designer Gráfico

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” (Fernando Pessoa)



Conhecimentos Básicos
Filosofia (0 resumos)
Física (0 resumos)
Geografia (0 resumos)
História (0 resumos)
Matemática (0 resumos)
Português (0 resumos)
Química (0 resumos)
Sociologia (0 resumos)
Concursos
Administração (0 resumos)
Conteúdo Bancário (0 resumos)
Direito Administrativo (0 resumos)
Direitos Humanos (0 resumos)
Ética (0 resumos)
Informática (0 resumos)
Interpretação de Texto (4 resumos)
Leis (0 resumos)
Matemática Financeira (0 resumos)
Políticas Culturais (0 resumos)
Raciocínio Lógico (0 resumos)
Redação Oficial (0 resumos)
Saúde Pública (0 resumos)
Fisioterapia
Anatomia Humana (6 resumos)
Biomecânica (1 resumos)
Cinesiologia (2 resumos)
Fisiologia Humana (2 resumos)
Outras Graduações
Educação Física (0 resumos)
Enfermagem (0 resumos)
Gerontologia (0 resumos)
Gestão da Tecnologia da Informação (0 resumos)
Gestão de Saúde Pública (0 resumos)
Gestão de Resíduos em Saúde (0 resumos)
Gestão de Turismo (0 resumos)
História da Arte (0 resumos)
Hotelaria (0 resumos)
Letras (Inglês) (0 resumos)
Letras (Português) (0 resumos)
Marketing (0 resumos)
Medicina (0 resumos)
Metodologia da Pesquisa (0 resumos)
Segurança da Informação (0 resumos)
Técnico em Administração (0 resumos)
Técnico em Informática (0 resumos)
Técnico em Marketing (0 resumos)
Técnico em Recursos Humanos (0 resumos)
Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (0 resumos)
Teologia (0 resumos)
Softwares e Tecnologias
Adobe Illustrator (0 resumos)
Adobe InDesign (0 resumos)
Adobe Photoshop (0 resumos)
CorelDRAW (0 resumos)
Corel Painter (0 resumos)
CSS / HTML (0 resumos)
SmartCat (0 resumos)
Idiomas
Coreano (0 resumos)
Inglês (0 resumos)
Lúdicos
Aquarela (0 resumos)
Astrologia (0 resumos)
Astronomia (0 resumos)
Cristais (0 resumos)
Flores (0 resumos)
Mitologia (0 resumos)
Simbologia (0 resumos)